sexta-feira, 19 de julho de 2013

Vinhos para as massas...


Um dos casamentos mais perfeitos da gastronomia, massas e vinhos são feitos um para o outro; conheça as uvas ideais para cada tipo de molho


Massas e vinhos. O cardápio é um dos clássicos da harmonização, mas é necessário tomar alguns cuidados. Segundo o sommelier do Angeloni, Carlos Eduardo Sousa, o principal deles é saber que tipo de molho vai acompanhar a massa, já que é ele quem vai influenciar o tipo de vinho que acompanha o prato. Se a massa é recheada, também é preciso observar algumas características. Ele dá as dicas para sua harmonização entre massas e vinhos ser bem-sucedida:
Massas com molho branco: para combater a cremosidade dos molhos brancos o ideal é utilizar vinhos com boa presença de acidez.
Dica do sommelier: Uma escolha perfeita é o vinho Chileno MontGras Reserva, da uva Chardonnay. Elaborado na pequena região do vale de San Antonio no Chile, possui coloração amarelo claro  e brilhante. Aromas intensos de frutas cítricas e no paladar apresentam grande acidez e frescor.
Massas com frutos do mar: evite os vinhos encorpados com a presença de taninos. O Tanino do vinho junto com o sabor de iodo dos peixes são totalmente incompatíveis e dão uma desagradável sensação metálica no paladar
Dica do sommelier: escolha os vinhos com poucos taninos, como os elaborados com as uvas Pinot noir ou Gammay, caso opte por um tinto. Se a preferência é pelos deliciosos vinhos brancos, uma boa pedida é o sul-africano Hill & Dale Sauvignon Blanc. Elaborado na famosa região de Stellenbosch com a uva Sauvignon Blanc, apresenta cor verde brilhante, aromas de abacaxi com toque de ervas. No paladar é fresco, leve e elegante.
Massas com molho vermelho ou à bolonhesa: estes molhos apresentam um leve toque de acidez devido a utilização dos tomates, ou com maior estrutura e corpo, por conta da carne.
Dica do sommelier: o vinho Italiano Selezione Violetta Toscana IGT – Ceppaiano fará uma harmonização perfeita e plena. Ele é elaborado na região da Toscana, com 90% de uvas Sangiovese e 10% de uvas Cabernet Sauvignon. Apresenta cor rubi brilhante, aromas complexos de cereja, menta e alcaçuz. No paladar, é encorpado com taninos redondos e deliciosa acidez.
Fonte: Angeloni



Nenhum comentário:

Postar um comentário