domingo, 14 de junho de 2015

Caldo de cana e suas propriedades


Nas minhas viagens gastronômicas descobri que o caldo de cana tem outras cores e não só é amarelo como encontramos no sul do Brasil.

O caldo de cana é composto basicamente de água e sacarose e conserva todos os nutrientes da cana-de-açúcar: minerais, ferro, cálcio, potássio, magnésio, cloro, vitaminas do complexo B e C; contém ainda glicose, frutose, proteínas, amido, ceras, ácidos graxos, corantes, ácidos fenólicos e flavonóides. O consumo de 250 ml de caldo equivale à ingestão de 40mg de fenólicos, sendo então uma importante fonte desses compostos antioxidantes na dieta. Contudo, o conteúdo protéico do caldo de cana é extremamente baixo, constituindo-se num alimento não balanceado. Há grande variedade de cores e tipos de cana. Existe a de cor roxa, branca, amarela, verde, rajada, vermelha e do tipo canina, rainha, tiririca, ubá cristalina, caiana e outras.  A cana caiana é a mais usada para extração do caldo.

Conhecendo um canavial de pertinho

 
Percorrendo a estrada asfaltada me deparo com a vila dos colhedores de cana. Não consegui contato porque todos estavam na colheita. Foi difícil acreditar que ainda exista casas de barro sendo construídas. O Brasil é muito grande e com realidades bem diferentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário