Plantar tomate em vasos é simples e permite-nos ter alguns pés de tomate em qualquer varanda.
A variedade mais comum em espaços pequenos é o tomate-cereja (tomate-cherry) por ser mais pequeno e produzir bem, tornando possível rentabilizar um pouco mais o espaço.
As sementes podem ser adquiridas em lojas de jardinagem ou nas grandes superfícies de bricolage e jardim, como o Aki e Leroy Merlin. Quem prefere plantar tomate em vasos através das mudas (plantas jovens prontas a transplantar), pode comprá-las em hortos. Eu pessoalmente prefiro semear em casa, mas se por acaso deixar passar a data de semear, comprar a muda é uma excelente opção.
1º Passo – Semear
Plantar tomate em vaso é muito simples e não dá quase trabalho nenhum! Em primeiro lugar, temos que escolher o tipo de sementeira a utilizar. A minha preferida são os copos de café de plástico. Basta fazer um furo por baixo, colocar terra e já está! A terra que uso é a da Siro Hortícola, mas costumo acrescentar um pouco de húmus de minhoca (também à venda em lojas de bricolage/jardinagem).
Agora, mãos à obra e vamos plantar tomate em vasos!
Colocar a terra na sementeira escolhida umedecer a terra
Colocar a semente a 2 cm de profundidade e tapar com terra
Tapar com papel vegetal e fazer uns furos para permitir a circulação de ar
umedecer (com um borrifador) sempre que a terra estiver seca
2º Passo – Plantar
Esta é a parte em que a planta vai realmente para o vaso definitivo! Também se pode semear diretamente no vaso, mas dependendo das condições do local as plantas podem não conseguir resistir. No meu caso, como a varanda está sujeita a muito vento, prefiro semear em casa e apenas transplantar quando a planta está em muda.
A altura ideal é quando a planta tem 4 folhas verdadeiras. Todas as plantas começam por ter 2 folhas falsas que são idênticas em várias plantas. Após esse par de folhas, chega o 2º par de folhas que é o 1º par de folhas verdadeiro. Quando a planta tiver 4 folhas verdadeiras (2 pares) é altura de a passar para o local definitivo.
Os tomateiros não gostam que as raízes sejam perturbadas, portanto deve-se tentar não tocar nas raízes. O mais simples é regar bem a sementeira para que as raízes se descolem das paredes do copo. Depois é só fazer um buraco na terra do vaso e gentilmente colocar a muda.
Quanto mais espaço e terra disponível tiverem, mais saudáveis serão.
Preparar o vaso/floreira
Para plantar tomate em vasos convêm que o vaso ou a floreira tenham uma boa drenagem.
A melhor forma é:
Colocar argila expandida até cobrir o fundo (à venda em casas de bricolage)
Colocar manta geo-têxtil até cobrir o fundo e parte das laterais (à venda em casas de bricolage)
Colocar a terra por cima da manta geo-têxtil
A argila expandida e a manta geo-têxtil vão impedir que a terra se fixe nos furos do vaso permitindo assim uma correta drenagem da água.
3º Passo – Cuidar
Plantar tomate em vasos não requer grandes cuidados. Não gostam de muito vento, mas os meus têm bastante e vão se aguentando.
Estes tomateiros gostam de estar apoiados, por isso podem colocar uma cana de bambu ou outro utensílio para que ele se possa apoiar.
Ao plantar tomate em vasos é necessário ter algum cuidado com as regas. O tomate gosta de água, mas detesta encharcamento. É preferível regar em menos quantidade e com mais frequência. Também não devemos ter água no prato. Nunca regar durante a hora de calor e tentar não molhar as folhas para evitar fungos. Regar à noite também não é a melhor ideia, pois a umidade da noite pode aumentar o risco de fungos. Normalmente rego no início da manhã e nos dias de muito calor repito a rega no final da tarde, após o sol se pôr.
Os tomateiros gostam de muito sol, pelos menos 4 horas por dia, mas quanto mais melhor. Os meus apanham entre 5 a 6 horas por dia.
A qualidade e abundância dos tomates depende das condições, um tomateiro com menos sol pode conseguir sobreviver, mas terá menos frutos e com menos qualidade.
4º Passo – Colher
Plantar tomate em vasos é uma experiência recompensadora e com pouco trabalho conseguimos ter uma produção abundante.
Quando menos esperarem vão ver umas belas flores amarelas que se irão tornar nos tomates-cereja.
Polinização
Na natureza as flores são polinizadas pelas abelhas e pelo vento. Nas varandas o vento pode ser suficiente, mas eu gosto sempre de dar uma ajuda.
Depois é só deixar a natureza seguir o seu curso! Os tomates vão crescer e quando estiverem com o tamanho máximo vão começar a ficar vermelhos, depois é só colher e saborear!
Fonte: http://www.estufadevidro.com/2014/06/como-plantar-tomate-em-vasos/